quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Álvaro Siza

Hoje é um dia em que todos nos devemos sentir profundamente orgulhosos: depois de já ter sido galardoado com os prémios Mies van der Rohe, Pritzker e Alvar Aalto, o arquitecto Álvaro Siza vai receber a maior distinção do Royal Institute of British Architects (RIBA).
Eu tive a felicidade e o privilégio de o ter como professor no 3º ano da faculdade (1976/1977), data que assinala o seu ingresso na ESBAP (actual FAUP). Todos os adjectivos são insuficientes para descrever o fascínio das suas aulas, às quais até mesmo os outros professores faziam questão de assistir.
Diz o ditado que ninguém é profeta na sua terra… De facto, Álvaro Siza só viria a tornar-se uma figura mediática uns anos mais tarde quando o Eng. Nuno Abecassis, então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, lhe confiou a reconstrução do Chiado, após o violento incêndio ocorrido em Agosto de 1988. Infelizmente, o grande público tem alguma dificuldade em reconhecer o génio deste homem. Isto para não falar do vereador Sá Fernandes, que considera os seus edifícios horrendos. Enfim, hoje é dia de festa, por isso não vale a pena falar de coisas (pessoas) tristes.
Termino, dirigindo-me ao Arq. Siza, com as mesmas palavras que Mário de Sá-Carneiro dedicou a Fernando Pessoa: não imagina o quanto lhe agradeço o simples facto de existir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mis respetos para Ud. José Martí dijo: "Honrar honra".

Saludos,

Arq. Justo Aguiar